Fui ao semináio de inner game da US (não é propaganda, nem conheço os caras). Cheguei às seguintes conclusões:
Ninguém terá piedade de você.
Ninguém se incomodará com o seu sofrimento.
Ninguém irá se preocupar com as suas lágrimas.
O seu sofrimento é SEU.
A sua dor é SUA.
O problema é todo SEU.
Cada pessoa deste mundo está viva. São bilhões delas. Cada uma delas tem uma mente, um conjunto de pensamentos e convicções próprios.
Você está sentado em frente a um computador agora, certo?. E nesse exato momento (me desculpem pela frieza), é muito provável que alguém esteja morrendo, que um outro esteja levando um tiro, que um terceiro esteja morrendo de fome, que algum acidente de carro esteja ocorrendo, que...
O que acontece com o resto do mundo, com as outras bilhões de pessoas que não se enquadram nas situações anteriores? Resposta: Elas continuam vivendo. As pessoas sinceramente não se importam com algumas desgraças pelo mundo, muitas delas não admitem isso. O que você faria se eu te dissesse que há um garoto de classe média alta, que mora longe de você, fumando um pouco de maconha nesse exato momento, e que a partir de agora ele estará trilhando um caminho que o levará ao vício, à solidão e a morte por meio de dívidas com traficantes? E se eu ainda complementasse a situação, dizendo que ele aceitou a oferta de experimentar a droga pela primeira vez, em uma roda de “amigos”? Você, acredito eu, iria pensar: “Ah, se fudeu.” ou “Bem feito...”; “Huahauhuahaua” ou “Triste. A culpa disso é da falta de atenção dos pais, que foram absorvidos pelo estilo de vida capitalista e bla bla bla”.
Para aqueles que pensaram inicialmente em uma resposta solidária, eu lhes digo: esse garoto não se importaria com você. Ele não se importa com os seus problemas, os seus fracassos com as mulheres, as derrotas que você sofreu, com as humilhações que te traumatizaram. Aliás, ninguém realmente se importa. Claro, existem raras exceções, como as excelentes pessoas deste fórum por exemplo, que sempre procuram auxiliar aquele que tiver hombridade para admitir que não está tendo sucesso com mulheres, amizades, evolução etc. Se nos postam algum problema, algum desabafo, nós lhe ouvimos e lhe respondemos, como a comunidade/irmandade que somos. Mas não sofremos com isso. Isso não nos impede de dormir à noite. O seu sofrimento não atrapalha o sono de ninguém e nunca vai atrapalhar.
Alguém te magoou hoje? O problema é seu, afinal, alguém vai me magoar amanhã. Você irá magoar alguém depois de amanhã. Eu irei também. E o mundo continua girando. Daqui a 100 anos, o mundo inteiro vai estar pouco se fodendo pelo fato de que você existiu um dia (a não ser que você seja muito foda em alguma coisa).
A dor ainda é grande? Engole ela. “Mas..”. Foda-se.“Não dá...” Foda-se. “Elas me...” Manda se foder. Elas já fizeram o mesmo com você.
“Mas ninguém se importa com o que eu sinto?” Se você falar para qualquer um deste fórum, tenho certeza de que será respondido, e que receberá conselhos de todos os que puderem contribuir. Mas daqui a no máximo umas 2 horas já teremos esquecido o seu problema. Claro haverão aqueles que irão sentir alguma coisa por você: simpatia, compaixão, raiva, desprezo, amizade... Somos humanos cacete! Mas na mesma condição de humanos, esquecemos as coisas. Tente se lembrar onde você estava e o que estava fazendo exatamente 2 anos atrás. Não deu né? Relaxa, também não lembro.
Muitas pessoas causam sofrimento a outras sem intenção. Alguém pode estar apenas cuidando da sua vida, mas acaba de lhe passar a perna (foi o que aconteceu comigo hoje, por isso estou escrevendo). Pode ter sido sem querer. Você já pisou no pé de alguém sem intenção? É a mesma situação.
Um conselho: “Nunca espere ajuda de ninguém. Se alguém quiser te ajudar, bom. Se ninguém quiser, melhor ainda, porque você terá conseguido sozinho.”
Não estou dizendo para ignorar os problemas dos outros, conviva com eles e é claro, faça o que acha que pode para ajudar, eles lhe serão gratos. Mas não espere compaixão de ninguém. Nunca.
Algumas pessoas irão te derrotar. Algumas pessoas irão te atrapalhar. Algumas irão te humilhar. Alguém pode te magoar. E outras BILHÕES não estarão nem aí para o simples fato de você estar vivo. Você vai derrotar alguém. Você atrapalhará alguém. Você vai magoar alguém. E ainda aqueles BILHÕES de filhos da puta não estarão nem aí! Simplesmente viva, não busque o porquê de certas ações, não tenha medo de machucar, pois você será machucado. Busque a sua evolução, pois é isso que todos aqueles que chegaram a algum lugar fizeram.
As pessoas sofrem.
As pessoas dão risada.
As pessoas choram.
As pessoas se apaixonam.
As pessoas se magoam.
É a vida. Fazer o quê? Sofrer? Pode até ser, mas só por um tempinho bem curto. Pois, o Sol ainda vai nascer amanhã, e aquele que decide se irá apreciá-lo ou ficar trancado no quarto é você.
Ninguém terá piedade de você.
Ninguém se incomodará com o seu sofrimento.
Ninguém irá se preocupar com as suas lágrimas.
O seu sofrimento é SEU.
A sua dor é SUA.
O problema é todo SEU.
E o mundo continua girando, girando, girando...
Abrasss